REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DOS PREFEITOS DA AMESNEREUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DOS PREFEITOS DA AMESNE

11/03/2023 Assessoria de Comunicação

O Prefeito Danilo Salvalaggio participou neste sábado (11), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de uma reunião extraordinária dos prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) para tratar sobre ações para qualificar a contratação de trabalhadores para o período da safra. Além da defesa da agricultura e turismo da região. O Deputado Estadual Guilherme Pasin esteve presente.

O presidente e prefeito de Nova Prata Alcione Graziotin destacou que “a região congrega uma diversidade de produtos que também necessitam da contratação de trabalhadores para a colheita e a unificação de esforços será importante para qualificar o trabalho”, disse.

Entre as ações definidas pelo grupo estão o debate continuo sobre a safra, buscando efetivar ações que qualifiquem o trabalho realizado; fiscalização; trabalho conjunto do departamento jurídico para efetivar soluções para o trabalho dos safristas; e uma comunicação conjunta sobre as potencialidades da serra.

O prefeito de Bento Gonçalves Diogo Siqueira, que teve a iniciativa para realização da reunião, explanou sobre as ações realizadas pela prefeitura com relação aos trabalhadores explorados por uma empresa terceirizada. “Foram ações conduzidas desde o primeiro momento em que acolhemos os trabalhadores. Depois iniciamos o trabalho de fiscalização e união do setor para que pudéssemos traçar estratégias e ações para que isso não ocorra novamente. Agora é fundamental que possamos traçar ações conjuntas nas nossas cidades, entendendo cada cultura e onde podemos fortificar ações”, disse o prefeito.

Estiveram presentes os prefeitos de Antônio Prado Roberto Dalle Molle, de Caxias do Sul Adiló Dodomenico, de Coronel Pilar Luciano Contini, de Cotiporã Ivelton Zardo, de Dois Lajeados Tiago Grando, de Farroupilha Fabiano Feltrin, de Garibaldi Sérgio Chesini, de Monte Belo do Sul Adenir Dallé, vice-prefeito de Nova Bassano João Paulo Maroso, de Nova Roma do Sul Douglas Pasuch, de Pinto Bandeira Hadair Ferrari, de Santa Tereza Gisele Caumo, de São Jorge Danilo Salvalaggio, de Veranópolis Waldemar De Carli, de Vila Flores Evandro Brandalise e o secretário de Administração, Finanças, projetos e planejamento de Nova Pádua Pedro Quintanilha.

Também estiveram presentes o procurador-geral de Bento Gonçalves Sidgrei A. Machado Spassini, presidente da Câmara de Vereadores Rafael Pasqualotto e secretário de Governo Márcio Possamai.