São Jorge decreta situação de emergênciaSão Jorge decreta situação de emergência

10/03/2020 Assessoria de Comunicação

Nos últimos meses o município de São Jorge, assim como toda região, vem sofrendo com a falta de chuva.

Considerando que persistem os efeitos gerados pela estiagem que se abate sobre a área rural e, tendo como efeito secundário, o exaurimento dos seus recursos hídricos combinado com grandes perdas na produção agropecuária, o Poder Público Municipal decretou Situação de Emergência (Decreto nº 1.133, de 4 de março de 2020).

O decreto autoriza-se à mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do município, sob a coordenação da Coordenadora Municipal de Defesa Civil e o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real dessa estiagem.

Dentre outras coisas, também, de acordo com as políticas de incentivo agrícolas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que desenvolve diversos programas para auxiliar a população atingida por situações emergenciais, como por exemplo, a renegociação de dívidas do PRONAF e o PRONAGRO, que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais.