Censo Agropecuário apresenta dados da coleta

A Coordenadora Regional do Censo Agro, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Natália Bessaga, apresentou, na última terça-feira (12), à Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), os resultados da coleta realizada no município de São Jorge.  Essa comissão é formada por representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Agropecuária, Ascar/Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeito Municipal.

A coleta de dados na área rural do município, através de visitas às famílias pelos recenseadores, iniciou em outubro de 2017 e, agora foi apresentado para a verificação e análise da Comissão Municipal e posterior oficialização dos dados.

O objetivo dessa coleta de dados é permitir a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.