Sistema de Inspeção Municipal está apto a atender todo Estado

O abatedouro municipal de São Jorge recebeu diversas adequações nos últimos anos para continuar o atendimento a comunidade local.

Em virtude da situação legislativa irregular do estabelecimento o Poder Público realizou uma concorrência pública para locação do bem, em novembro de 2015.

Desde então, foi reestruturado o Serviço de Inspeção Municipal, para atender aos padrões do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) e SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

No dia 22 de setembro deste ano, o Município de São Jorge recebeu a primeira Auditoria Fiscais Agropecuários Federais e Estaduais, para fiscalizar, avaliar e habilitar o serviço ao novo Sistema de Inspeção, não obtendo aprovação neste primeiro momento por falta de adequações legislativas e estruturais.

As providências foram tomadas e, no dia 19 de dezembro, aconteceu a segunda auditoria, realizada por Gisele Cristine Branco e Vilar Ricardo Gewehr, do Departamento de Defesa Agropecuária, Divisão de Inspeção Sanitária de produtos de origem animal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação. Após toda a análise legislativa e estrutural, concederam com seu parecer FAVORÁVEL à Adesão SISBI-SUSAF ao município de São Jorge

Sendo assim, o município de São Jorge, com o novo Sistema de Inspeção Municipal (SIM-SUSAF) está apto a indicar empresas que produzem produtos de origem animal no município, para comercializarem em todo o território estadual.

Atualmente, o Abatedouro Ramos (abatedouro municipal) está indicado e habilitado, para abater e vender seus produtos a nível estadual, sendo que outras empresas poderão fazer o mesmo.

Essa liberação aprova que os processos e manuseios do matadouro são realizados conforme todas as normas sanitárias exigidas, garantindo ao consumidor produtos de qualidade e boa procedência, garantido assim, uma saúde a população.