Ação de prevenção ao mosquito da dengue

A Vigilância Sanitária Municipal de São Jorge, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, promoveu na segunda-feira (05), uma ação, tendo como tema a dengue, na Associação Cultural e Recreativa São Jorge.

O evento reuniu estudantes da Escola Estadual Pedro Nunes da Silva, Agentes de Saúde, autoridades locais e comunidade em geral.

O Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Vilmar Caron, abriu o evento falando da importância do trabalho de prevenção realizado pela Secretaria através das Agentes de Saúde e Vigilância Sanitária. Na sequência, o Prefeito Municipal, Jorge Pivotto, falou da importância da participação e colaboração de toda comunidade para a prevenção e combate ao mosquito da dengue.

O palestrante, Jair Martins, do CEVS - Centro Estadual de Vigilância em Saúde, iniciou falando sobre a tamanha proporção que a população do mosquito da dengue, aedes aegypti, está tomando no Estado e no Brasil. Conforme Martins, todos os grandes centros estão com focos do mosquito e alguns casos são registrados já em cidades do interior.

Falou ainda das doenças causadas pelo mosquito e das formas para evitar que sua reprodução continue e enfatizou a importância do comprometimento e participação da comunidade nas ações de prevenção e combate ao vetor.