Encontro presta orientações e realiza atividades em prol da saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de São Jorge, promoveu na quarta-feira (09), a I Caminhada pela Vida, evento alusivo as campanhas de saúde realizadas no Outubro Rosa e Novembro Azul, pela conscientização e prevenção ao câncer.

Aproximadamente 170 pessoas participaram de atividades e palestras, na Associação Cultural e Recreativa São Jorge.

O Secretário Municipal de Saúde, Vilmar Caron, fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos e agradecendo também o empenho e dedicação de toda equipe da Unidade Básica de Saúde em prol de um melhor atendimento ao público.

Em seguida, o médico da Estratégia Saúde da Família (ESF), Rangel Guedes, falou sobre os pilares da saúde, com destaque no estilo de vida. Conforme o profissional, o estilo de vida é um dos principais fatores que influenciam na qualidade da saúde de cada indivíduo, pois depende exatamente de cada um definir e decidir a maneira de alimentação, realizar ou não atividades físicas, ingerir bebidas alcoólicas, fumar, dentre outros.

A profissional de educação física, Nádia Trevizan, orientou algumas atividades de alongamento e danças coreografadas.

Em seguida, a psicóloga Cristiane Ancilaggo, falou sobre qualidade de vida e bem-estar. Conforme a profissional, os fatores emocionais também podem influenciar no desencadeamento de doenças. “É preciso estar de bem consigo mesmo e aproximar-se de pessoas que nos fazem bem” destaca a psicóloga.

A caminhada que estava programada não ocorreu pelo tempo estar chuvoso. Mas outras atividades físicas foram realizadas e, em seguida, foi servido um lanche.