Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado em audiência Pública

Na última terça-feira (29), em uma audiência pública, foi apresentado e discutido o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de São Jorge, na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Municipal, Ilto Nunes Abrão, o Coordenador Geral do PMSB, Ademir Nunes Ferreira, o Responsável Técnico, Arquiteto e Urbanista Fernando José Polesello, representantes do Comitê Executivo, Comitê de Coordenação, Conselhos Municipais e a “Participação Cidadã”.

O PMSB é o principal instrumento da política de saneamento básico. Ele expressa um compromisso coletivo da sociedade em relação à forma de construir o futuro do saneamento no território. O Plano parte de uma análise da realidade e demarca os objetivos e estratégias para transformá-la positivamente e, assim, definir como cada segmento deve se comportar para atingir os objetivos e as metas traçadas.
Ainda define que deverá abranger todo o território do município, compreendendo a área urbana e rural. Contempla de forma integral os quatro componentes do saneamento básico: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas.
O Plano foi aprovado e a partir disso deve reger o acesso aos serviços de saneamento básico no território, a prestação de serviços com qualidade, integralidade e de forma adequada à saúde pública, à proteção do meio ambiente e à redução das desigualdades sociais.