I always recommended BlueHost Reviews for my clients. How to find the best web hosting service for business websites.

No dia 21 de outubro, as Agentes Comunitárias de Saúde de São Jorge, acompanhadas do Diretor de Obras, Gelmir Bottin, da Dentista, Sandra Zardo Primieri, e da Vigilante Sanitária, Jovane Trevisan, visitaram a empresa de reciclagem de lixo, Planeta, em Serafina Corrêa, local de destino dos resíduos (lixo) coletados em nosso município. Um dos motivos desta visita foi o questionamento da população em relação ao descarte do lixo, considerando a coleta não ser seletiva, em detrimento ao que já havia sido trabalhado anteriormente (separação do lixo seco e orgânico e descarte adequado).

A equipe foi acompanhada pelos responsáveis da empresa, que explicaram e mostraram o funcionamento em todos os processos.

Foi observado que o lixo chega todo junto, no mesmo caminhão, é descarregado em local específico. Em seguida, passa por uma esteira, onde trabalhadores abrem todas as embalagens e realizam a separação por tipo (latas, pets, vidro, papelão, etc), de modo que o lixo seco vai para reciclagem e o orgânico para o aterro sanitário.

O chorume, produzido no aterro, passa por processo orgânico de purificação, para ser utilizado nas lavouras como ferti irrigação.

Com essas informações, ficou claro para a equipe, que o descarte dos resíduos gerados em nossas residências deve ser seletivo (seco e orgânico, acondicionados separadamente), pois, mesmo sendo coletado pelo mesmo caminhão, não é triturado, como questionado, é apenas socado para ter mais espaço.

A empresa ainda disponibiliza funcionário para realizar a lavagem e higienização de roupas e calçados encontrados entre os resíduos para posterior doação.

Com base nas informações verificadas na empresa, solicita-se que:

- O lixo seja descartado separadamente (seco e orgânico);

- Certificar que as embalagens estejam vazias, não descartar com restos de comida, ex: margarina, leite condensado, etc;

- Enxaguar embalagens de carne;

- Acondicionar adequadamente os vidros e identificar, para evitar acidentes;

- Embalagens de shampoo, condicionador, sabonete e o próprio rolo do papel higiênico não seve ser misturado com o lixo do banheiro (papel higiênico);

- Absorventes devem ser enrolados com papel para evitar que colem nos sacos de lixo;

- Óleo de cozinha pode ser descartado, desde que esteja bem acondicionado;

- Roupas e calçados que podem ser reutilizados, procurar fazer doações ou entregar em entidades;

- Materiais específicos como lâmpadas, baterias, eletrônicos etc, devem aguardar coleta específica.

Lembre-se:

DESCARTAR CORRETAMENTE É UMA ATITUDE DE RESPEITO E EMPATIA COM OS TRABALHADORES.

REUTILIZAMOS MAIS O QUE FOR RECICLÁVEL E POLUIMOS MENOS O MEIO AMBIENTE.

Prefeitura Municipal de São Jorge
Avenida Daltro Filho, 901 - São Jorge - RS - Brasil
Telefone: (54) 3271 1112 - E_mail: imprensa@saojorge.rs.gov.br
CEP: 95365-000
© 2014 Prefeitura Municipal de São Jorge. Todos os direitos reservados.