No dia 21 de outubro, as Agentes Comunitárias de Saúde de São Jorge, acompanhadas do Diretor de Obras, Gelmir Bottin, da Dentista, Sandra Zardo Primieri, e da Vigilante Sanitária, Jovane Trevisan, visitaram a empresa de reciclagem de lixo, Planeta, em Serafina Corrêa, local de destino dos resíduos (lixo) coletados em nosso município. Um dos motivos desta visita foi o questionamento da população em relação ao descarte do lixo, considerando a coleta não ser seletiva, em detrimento ao que já havia sido trabalhado anteriormente (separação do lixo seco e orgânico e descarte adequado).

A equipe foi acompanhada pelos responsáveis da empresa, que explicaram e mostraram o funcionamento em todos os processos.

Foi observado que o lixo chega todo junto, no mesmo caminhão, é descarregado em local específico. Em seguida, passa por uma esteira, onde trabalhadores abrem todas as embalagens e realizam a separação por tipo (latas, pets, vidro, papelão, etc), de modo que o lixo seco vai para reciclagem e o orgânico para o aterro sanitário.

O chorume, produzido no aterro, passa por processo orgânico de purificação, para ser utilizado nas lavouras como ferti irrigação.

Com essas informações, ficou claro para a equipe, que o descarte dos resíduos gerados em nossas residências deve ser seletivo (seco e orgânico, acondicionados separadamente), pois, mesmo sendo coletado pelo mesmo caminhão, não é triturado, como questionado, é apenas socado para ter mais espaço.

A empresa ainda disponibiliza funcionário para realizar a lavagem e higienização de roupas e calçados encontrados entre os resíduos para posterior doação.

Com base nas informações verificadas na empresa, solicita-se que:

- O lixo seja descartado separadamente (seco e orgânico);

- Certificar que as embalagens estejam vazias, não descartar com restos de comida, ex: margarina, leite condensado, etc;

- Enxaguar embalagens de carne;

- Acondicionar adequadamente os vidros e identificar, para evitar acidentes;

- Embalagens de shampoo, condicionador, sabonete e o próprio rolo do papel higiênico não seve ser misturado com o lixo do banheiro (papel higiênico);

- Absorventes devem ser enrolados com papel para evitar que colem nos sacos de lixo;

- Óleo de cozinha pode ser descartado, desde que esteja bem acondicionado;

- Roupas e calçados que podem ser reutilizados, procurar fazer doações ou entregar em entidades;

- Materiais específicos como lâmpadas, baterias, eletrônicos etc, devem aguardar coleta específica.

Lembre-se:

DESCARTAR CORRETAMENTE É UMA ATITUDE DE RESPEITO E EMPATIA COM OS TRABALHADORES.

REUTILIZAMOS MAIS O QUE FOR RECICLÁVEL E POLUIMOS MENOS O MEIO AMBIENTE.